Movimento

Janela partidária terá mais trocas na Câmara

Período se encerra no sábado (6), com pelo menos cinco parlamentares trocando de sigla

Foto: Fernanda Tarnac - Câmara de Vereadores - Anderson Garcia ainda tem futuro indefinido

A Câmara de Vereadores de Pelotas terá ao menos mais duas trocas de partido dentro do período da janela partidária, que se encerra neste sábado (6). O presidente da Casa, Anderson Garcia, vai deixar o Podemos, mas ainda não confirmou para qual sigla irá. Já Cristina Oliveira deixa o PDT e se filia ao PSB.

Com isso, somam-se cinco migrações desde que a janela partidária foi aberta, no começo de março. O primeiro foi Anselmo Rodrigues, que deixou o PDT pelo PL, seguido pela vereadora Marisa Schwarzer, que saiu do PSB e filiou-se ao PSDB. Já Cauê Fuhro Souto deixou o União Brasil e fundou a bancada do PV no Legislativo pelotense. Com as mudanças, Podemos e PDT deixarão de ter representação na Câmara de Pelotas.

Anderson Garcia explica que a decisão de deixar o Podemos foi pela dificuldade de o partido formar uma nominata para disputar as eleições para vereador. “Não consegui montar nominata, pedi ajuda à alguns presidentes de partidos amigos, mas notei que todos estavam enfrentando dificuldades”, disse.

Já a saída de Cristina do PDT já era sinalizada, com a vereadora manifestando descontentamento com a condução do partido. “Diante do desmonte do PDT, não me resta outra opção senão a de passar para outra sigla que seja também do mesmo campo da esquerda”, disse, justificando a escolha pelo PSB.

Outro vereador que cogitava trocar de partido era Jone Soares, do PSDB. Ele confirma que chegou a conversar com outras siglas, mas garantiu a permanência. “Temos um desgaste natural do tempo, mas isso é contornável. Concluí que não é hora de sair do PSDB, local que tenho história e que ainda conseguirei contribuir muito”, disse. Desta forma o partido da prefeita Paula Mascarenhas continuará com a maior bancada da Câmara, tendo quatro vereadores desde a chegada de Marisa Schwarzer. ​

Como fica a Câmara*:

PSDB: 4
UB: 3
PP: 2
PT: 2
PSOL: 2
PSB: 2
PSD: 2
Cidadania: 1
PL: 1
PV: 1

*Ainda sem a definição do destino de Anderson Garcia


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Secretária da Saúde depõe à CPI do Pronto Socorro Anterior

Secretária da Saúde depõe à CPI do Pronto Socorro

Lei quer trocar sinais barulhentos em escolas Próximo

Lei quer trocar sinais barulhentos em escolas

Deixe seu comentário